Thursday, January 28, 2010

Inculturação

Do livro do Papa Bento XVI quando ainda era Cardeal Ratzinger: Truth and Tolerance

Nota: a tradução do texto é pessoal, e passível de erro.

Portanto, dá-se cada vez mais ênfase hoje que, para poder sobreviver, a fé deve inculturar-se na cultura moderna técnica/racional.


Mas então surge naturalmente a seguinte questão: Podemos nos referir `a civilização (como um todo) técnica como uma "cultura" no mesmo sentido que as grandes culturas que surgiram em diferentes tempos e lugares na vida da humanidade? Pode a fé ser inculturada numa e na outra ao mesmo tempo? Nesse caso, que identidade poderia ainda possuir, se é que é possível? Voltaremos `a estas questões, ao menos indiretamente; por agora, o que dissemos tem somente a intenção de indicar o tamanho do problema que teremos que encarar: 


O que de fato é cultura? Qual sua relação com religião, e de que maneira ela pode forjar elos com entidades religiosas que originalmente lhe eram alheias?


Devemos dizer de imediato que somente na Europa moderna foi desenvolvido um conceito de cultura que a caracteriza como uma esfera distinta da religião, ou mesmo em oposição `a ela. Em todas as culturas históricas conhecidas, a religião é um elemento essencial da cultura, é de fato seu centro determinante; é a religião que determina a escala de valores, e deste modo, a coesão interior e a hierarquia de todas estas culturas. 


Mas se é assim que as coisas são, a inculturação da fé cristã em outras culturas só se mostra muito mais difícil. Pois não dá para enxergar como uma cultura que esteja interligada a uma religião, que vive nela e se entrelaça `a ela, pode ser transplantada numa religião diferente, por assim dizer, sem que ambas sejam destruídas no processo.


Se tomamos de uma cultura sua própria religião, estaremos privando-a de seu mesmíssimo coração, visto que aquela foi criada por esta; e se lhe inserimos um novo coração, um coração cristão, então parece inevitável que este organismo, irá rejeitá-lo, pois não está adaptado a ele. Um resultado positivo `a esta operação parece difícil de se imaginar.


E aí? Paro ou continuo? Usarei os comentários, ou a falta deles, como medidor do interesse pelo texto.

P.S. Este texto já tem continuação.