Tuesday, July 20, 2010

A Ratinha, o pássaro e a salsicha

Contos dos Irmãos Grimm

Certa vez uma ratinha, um pássaro e uma salsicha se associaram.

Havia muito tempo moravam como amigos na mesma casa e com isso haviam aumentado seus bens.

A tarefa do pássaro era ir `a floresta todos os dias buscar lenha. A da ratinha era carregar água, acender o fogo e pôr a mesa, enquanto a da salsicha era cozinhar.

Quem está bem de vida sempre deseja uma coisa nova.

Um dia o pássaro encontrou um amigo e disse para ele como sua situação era confortável.

Mas o outro pássaro o repreendeu e chamou-o de coitadinho, dizendo que ele fazia todo o trabalho enquanto os outros dois, a ratinha e a salsicha, levavam vida mansa.

A ratinha depois que acendia o fogo e carregava a água se retirava para o seu quartinho para descansar, até que a chamassem para pôr a mesa.

A salsicha tinha apenas de se postar junto ao fogão e cuidar para que a comida cozinhasse direito. Quando estava quase na hora do almoço, ela mergulhava a si mesma umas duas vezes no caldo e nos legumes que em seguida eram passados na manteiga e temperados, prontos para serem servidos.

Então o pássaro chegava em casa, descarregava os gravetos e todos se sentavam `a mesa para comer; depois da refeição dormiam o quanto queriam até de manhã.

Era de fato uma vida prazerosa.

Um dia, instigado pelo amigo, o pássaro se recusou a ir buscar mais lenha dizendo que já fora escravo tempo bastante e que os parceiros tinham-no feito de bobo. Precisavam agora fazer mudanças e tentar um novo acordo.

Apesar das fervorosas súplicas da ratinha e da salsicha, fizeram a vontade do pássaro. Decidiram tirar a sorte e a salsicha ganhou a tarefa de carregar a lenha. A ratinha tornou-se cozinheira e o pássaro passou a ir buscar a água.

Qual foi o resultado?

A salsicha foi `a floresta, o pássaro acendeu o fogo, enquanto a ratinha pôs o tacho para ferver e esperou sozinha a salsicha chegar em casa trazendo a lenha para o dia seguinte.

Mas a salsicha ficou tanto tempo fora que os outros dois suspeitaram que alguma coisa ruim lhe acontecera, e o pássaro saiu voando para olhar do alto na esperança de encontrá-la.

Não muito longe dali ele deparou com um cão que encontrara a pobre salsicha e a atacara como caça legítima, dominara-a e rapidamente a engolira.

O pássaro reclamou amargamente com o cachorro por esse roubo descarado, mas não adiantou, pois o cão alegou que encontrara documentos forjados com a salsicha, e por isso ela não pertencia a ninguém.

O pássaro apanhou a lenha e voltou triste para casa contando o que vira e ouvira.

Ele e a ratinha ficaram muito zangados, mas decididos a fazer o possível para continuar juntos.

Então o pássaro pôs a mesa e a ratinha preparou o almoço.

Ela tentou cozinhar a comida e, como a salsicha, mergulhou no caldo de legumes para lhe dar sabor.

Mas antes que pudesse se misturar totalmente no caldo, perdeu os pêlos, a pele e a vida.

Quando o pássaro voltou e quis servir a refeição, não havia cozinheira `a vista.

O pássaro agitado atirou a lenha para um lado, chamou e procurou por toda parte, mas não conseguiu encontrar a cozinheira.

Então, por descuido seu, a lenha pegou fogo e provocou um incêndio.

O pássaro correu a buscar água, mas o balde caiu dentro do poço e o levou junto; ele não conseguiu tomar pé e com isso se afogou.

FIM

Moral da estória: ninguém pode fazer o seu trabalho a não ser você mesmo.