Thursday, July 22, 2010

Correção Fraterna

Esse texto transcrevi de um programa da rede de TV EWTN, The Best of Mother Angelica Live, uma reprise em 20-jul-2010 de um programa foi ao ar originalmente por volta de 1998, não tive como confirmar.

Pe Regis Scanlon, O.F.M. Cap., responde `a pergunta de uma telespectadora sobre o dever de se corrigir alguém que sabemos estar no erro.
Se conhecemos alguém que esteja fazendo isso (recebendo a Comunhão em estado de pecado mortal numa situação de matrimônio fora da Igreja e fazendo uso de método anticoncepcional), devemos chamar a atenção dessa pessoa ou devemos rezar por ela?
Primeiro você precisa rezar por ela. Tenha em mente que você só tem a obrigação de corrigir uma pessoa se você tiver autoridade sobre ela ou se você tiver razões para acreditar que ela fará aquilo que você disser.
Mas, se for apenas um tiro no escuro, algo sem previsão de resultado, então não existe obrigação de fazer a correcão. Você poderá fazê-lo como um ato de penitência para você, e você pode vir a receber essa penitência (na forma de discussões, desavenças). Mas é melhor rezar e fazer penitência indiretamente e permitir que Deus arrange uma situação na qual parta da pessoa levantar a questão com você, e deixar que Deus arrange a oportunidade para você fazer a correção.
Eu acredito veementemente que estamos falhando miseravelmente no uso do ato de caridade chamado correção fraterna, o qual a Igreja sugere que todos nós façamos durante a Quaresma. Creia-me, existe muita penitência associada a isso. Mas eu acredito que não estamos fazendo o suficiente.
Agora, se você é mãe então você tem a obrigação de corrigir seus filhos. O sacerdote tem obrigação - ou seja, se a pessoa tiver autoridade sobre a outra. E se você é um amigo íntimo e tem certeza de que a pessoa vai te ouvir, então você tem a obrigação de falar com a pessoa. Fora isso, não passa de um ato de penitência, que nós apoiamos mas você não está obrigado a fazê-lo.
Se devemos ou não, se seremos bem sucedidos ou não, dependerá do tanto de oração e penitência que você tiver investido.