Monday, October 25, 2010

Blogueiros católicos procuram purgar dissidentes

Faz tempo que não coloco nada aqui. Estamos em época de eleição e todo mudo está ocupado com o futuro do nosso país, não é para menos. Diante do episódio recente dos panfletos da CNBB e da suposta traição de Gabriel Chalita, achei este artigo bem propício. Boa leitura.



Por ZOLL RACHEL
The Associated Press Associated Press
tradução livre Sandra Katzman

Segunda-feira 25 de outubro de 2010, 12:05

-- Existe pressão para mudar a Igreja Católica Romana na América, mas não vem dos suspeitos de costume. Uma nova geração de conservadores teológicos tomou conta de blogs e YouTube para dizer a igreja não é suficientemente católica.

Enfurecidos com a dissidência que eles acreditam ter corrido solta por décadas, e sem medo de dizer isso na mais perfeita linguagem, estes ativistas estão dando nome aos bois e deixando a igreja inquieta.

-Na Arquidiocese de Boston, os paroquianos estão dissecando o trabalho de um conselheiro do cardeal procurando por qualquer dica de influência marxista.

-Os blogueiros estão vasculhando dados financeiros de campanha para expor os funcionários de agências católicas que fizeram doações a políticos que apoiam o direito ao aborto.

-RealCatholicTV.com, cujo estúdio fica no subúrbio de Detroit, está a caça de freiras, padres e bispos "traidores" em toda a igreja americana.

"Estamos empenhados em uma caça às bruxas tanto quanto um médico a remover um câncer está empenhado em uma caça às bruxas", disse Michael Voris da RealCatholicTV.com e St. Michael’s Media. "Estamos apenas apontando o holofote para as pessoas que são católicas e que não vivem a fé."

John Allen, analista do Vaticano para o National Catholic Reporter, apelidou esta tendência "catolicismo Talibã". Mas ele diz que não é um fenômeno estritamente conservador - os progressistas podem se enquadrar nessa mentalidade também, diz Allen. Alguns católicos de esquerda ficam indignados com qualquer exercício de autoridade da igreja.

No entanto, na Internet e na igreja, os conservadores estão tendo o maior impacto.

Entre os muitos empreendimentos de mídia de Voris está a CIA - a Agência Católica de Investigação - um programa da RealCatholicTV para "trazer à luz as façanhas ocultas de católicos-em-nome-somente, que estão seqüestrando a Igreja para seus próprios fins, não os fins de Cristo".

Em um episódio chamado "Catholic Tea Party", Voris disse: "Os católicos devem estar conscientes e estudar e conhecer o suficiente sobre a fé para reconhecer uma freira herege ou um sacerdote ou bispo traidor quando dão de cara com um deles - não para que possam pedir a expulsão deles, mas para que possam rezar por eles, e alertar, o máximo possível de católicos sobre suas traições."

O blog "Bryan Hehir Exposed" destina-se a um conselheiro do cardeal Sean O'Malley de Boston, o Rev. J. Bryan Hehir, que é o ex-chefe da National Catholic Charities e professor da Universidade de Harvard Kennedy School of Government. Entre as afirmações dos blogueiros está a de que Hehir é um simpatizante do marxismo, que assola a doutrina católica sobre o aborto e o casamento.

Hehir, que aconselha líderes da igreja por quatro décadas, não respondeu a nenhuma das acusações e nem o bispo O'Malley, um frade franciscano capuchinho conhecido por sua humildade. No entanto, disse O'Malley em abril em seu próprio blog que Hehir "inspira-nos com sua compaixão, visão e fidelidade à obra da Igreja." Em agosto, O'Malley bloqueou o acesso `a da sede da arquidiocese por parte de um dos blogs que fazem críticas, o anônimo Boston Catholic Insider.

"A falta de civilidade, é muito preocupante", disse Terrence C. Donilon, o porta-voz da arquidiocese.
Os trabalhos da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA é outro alvo frequente.

Ativistas e blogueiros, incluindo Ministério Belarmino Veritas do Texas, estão investigando a Campanha para o Desenvolvimento Humano dos bispos católicos, um programa de doação nacional criado em 1970 para apoiar a organização comunitária e o desenvolvimento econômico.

Os ativistas concluiram que alguns dos beneficiados apoiam casamento entre pessoas do mesmo sexo, contracepção artificial ou o direito ao aborto. Como parte dos trabalhos, os ativistas acusaram o diretor da Pastoral Nacional dos Bispos para Justiça Social de servir no comitê de uma ONG, enquanto ela defendia o casamento gay e o aborto. As acusações contra ele foram consideradas improcedente.

Ainda assim, os blogueiros tiveram um impacto.

O bispo que fiscaliza os fundos de combate à pobreza, disse que alguns, mas não todos, dos benficiários acusados tinham realmente tomado posições contrárias aos ensinamentos da igreja e deixaram de receber o benefício. Desde que a polêmica surgiu, em 10 das 195 dioceses dos EUA tiveram queda anual de doações ou suspenderam a coleta para o programa, e os bispos estão revendo suas políticas de concessão.

Thomas Peters, que dirige o popular blog "AmericanPapist", disse que os católicos ortodoxos adotaram a Web porque eles sentem que finalmente possuem uma plataforma que pode competir com publicações católicas progressistas bem estabelecidas, como o National Catholic Reporter. (Alguns blogueiros conservadores chamam o jornal "National Catholic Destroyer".)

Peters, 25, considera-se no lado mais positivo da blogosfera católica ortodoxa, apesar de alguns de seus alvos discordarem.

Ele condena o veneno que vê online, e promove uma coluna do blog que ele chama de "bishops with backbone", em louvor a líderes da igreja que enfrentam os dissidentes. Ele também acrescentou uma função online para enviar notas de agradecimento quando os líderes tomam posições difíciels, que recentemente, gerou 500 cartas em um dia para o arcebispo John Nienstedt de St. Paul, Minneapolis, que recusou a Sagrada Comunhão aos manifestantes dos direitos dos homossexuais em uma missa recente.

"Todas essas coisas que dizemos em público são voltadas para o maior bem da igreja", disse Peters. Ele começou seu blog há vários anos e agora trabalha para o American Principles Project, um grupo conservador fundado por Robert George da Princeton University.

O aumento do fervor dos leigos conservadores vem num momento em que a necessidade de ativismo parece menos urgente. A hierarquia nos EUA tem tido uma onda de aposentadorias nos últimos anos que tem varrido os líderes progressistas. Os homens que tomam seus lugares são geralmente mais tradicionais e dispostos a assumir uma linha mais dura contra os católicos desobedientes, desde políticos a paroquianos.

Mas mesmo com estas mudanças, os blogueiros dizem que muitos poucos prelados se pronunciam. Os ativistas dizem também que desde a década de 1970, após as reformas de modernização do Concílio Vaticano II, os liberais têm enchido a burocracia da igreja, escondendo a dissidência dos bispos a que servem.

"Há um velho ditado: Depois que se torna um bispo não há mais más notícias ou uma refeição ruim", disse Carol McKinley, 53, um blogueiro na área de Boston, que chamou seu site "The Tenth Crusade". "Nem um único bispo vai olhar para o todo. Eles gostam de sua ignorância."

Os críticos dos blogueiros alegam que os ativistas são motivados principalmente pela política, não pela teologia. Os blogs apresentam quase tantos ataques ao presidente Barack Obama como aos líderes da igreja. O site de McKinley, até recentemente, era chamado de "Throwthebumsoutin2010" (Throw the bums out in 2010), em antecipação das eleições do meio do mandato.

O falecido Saul Alinsky, o pai da moderna organização comunitária, é também um tema comum nos blogs conservadores católicos. Ativistas reclamam que muitos grupos que recebem subsídios da Campanha Católica para Desenvolvimento Humano usam a tática de Alinsky, um herói da esquerda política e uma preocupação da direita política desde as eleições de 2008. Quando Obama era um organizador comunitário em Chicago, ele trabalhou com pessoas treinadas por Alinsky.

No entanto, os ativistas conservadores católicos insistem que sua fé, especialmente o ensinamento da Igreja sobre o aborto, inspira todo o seu trabalho.

Autoridades católicas estão se esforçando para chegar a um acordo com os blogueiros e organizaram várias conferências mídiaticas recentes sobre o tema, a última foi no Vaticano neste mês. A Conferência Episcopal dos EUA emitiu diretrizes de mídia social em Julho pedindo pela caridade cristã online.

Ainda assim, ninguém espera que a blogosfera católica mude o tom tão cedo. Muitos dos conservadores mais ativos online passram anos tocando as trombetas sobre a dissidência por conta própria em suas dioceses locais sem conseguir muito efeito. Agora, eles sentem que estão finalmente sendo ouvidos online.

"Há um sentimento geral entre muitos fiéis católicos de que não importa o quanto eles escrevam aos bispos, não importa o quanto eles procurem os párocos, todas estas coisas contrárias `a fé continuam sendo ensinadas" disse Voris. "Acho que católicos em suficiente estão dizendo: Chega. Aguentei demais."

© 2010 The Associated Press © 2010 Associated Press