Wednesday, December 15, 2010

Quando um homem diz sim

Essa página avulsa foi tirada da entrevista do Papa Bento XVI `a Peter Seewald que foi publicada no livro Luz do Mundo. Dedico-a aos meus amigos seminaristas, especialmente ao Silvio que será ordenado em agosto de 2011. A tradução é minha. Boa leitura!

O senhor não quis ser bispo, não quis ser prefeito, não quis ser papa. Não é assustador quando as coisas acontecem repetidamente contra a sua própria vontade?
É assim: Quando um homem diz 'sim' durante sua ordenação ao sacerdócio, ele pode fazer uma idéia de qual seja o seu carisma, mas ele também sabe: "Eu me coloquei nas mãos do bispo e fundamentalmente nas mãos do Senhor. Não posso pegar e escolher o que eu quiser. No final, devo me deixar guiar."
Eu tinha de fato a noção de que meu carisma era ser professor de teologia, e fiquei muito feliz quando essa minha idéia se tornou uma realidade. Mas também estava claro para mim: "Eu estou sempre nas mãos do Senhor e devo estar preparado também para as coisas que não desejo."
Assim, foi certamente uma surpresa ter sido afastado e não poder seguir meu próprio caminho. Mas como disse, o 'sim' fundamental também continha o sentido de que eu permaneço `a disposição do Senhor e talvez tenha que algum dia fazer coisas que eu próprio não desejaria fazer.


Meu comentário: não deveríamos todos ter essa mesma convicção de ser um instrumento nas mãos do Senhor independente do carisma de cada um? Mas ô dificuldade aceitar quando as coisas não correm de acordo com o nosso projeto! Que essas palavras do Papa nos sirvam de inspiração.
-