Saturday, January 30, 2010

Inculturação pode dar certo?

Grata aos amigos que testaram e apoiaram. Vamos lá, então. O assunto é longo.

Continuando, lembrando que o texto é do (na época) Cardeal Ratzinger.

Isto só pode verdadeiramente fazer sentido se o relacionamento entre a fé cristã e essa outra religião  (juntamente com sua cultura viva) não for um relacionamento de estranheza absoluta, se houver, ao invés, uma certa abertura interior, de um para com o outro, entre si; ou, falando de outra maneira, se a tendência a se aproximar e a se unir for, em qualquer situação, parte de sua natureza.


Desta forma, a inculturação supõe a potencial universalidade de cada cultura. Ela parte do princípio de que é a mesma natureza humana que opera em todas elas e que a humanidade vivente possui uma verdade comum dentro desta natureza humana que aponta para a união.


Ou seja, a intenção de inculturação só faz sentido se não se causar nenhum dano `a cultura porque, através da direção comum conferida pela verdade da humanidade, ela (a cultura) se abre e é ainda mais desenvolvida por uma nova força cultural. Quaisquer elementos em qualquer cultura que excluam tal abertura e troca cultural representam aquilo que é inadequado naquela cultura, porque a exclusão do que é diferente é contrário à natureza humana.


O grau de desenvolvimento de uma cultura se mostra na sua abertura, na sua capacidade de dar e receber, na sua capacidade de se desenvolver ainda mais, de se deixar ser purificada e assim se tornar melhor adaptada `a verdade e `a humanidade.


Neste momento podemos tentar dar algo como que uma definição de cultura. Poderíamos dizer: Cultura é a forma social de expressão, desenvolvida ao longo da história, daquelas experiências e julgamentos que deixaram suas marcas numa comunidade dando-lhe forma.


Consideremos agora mais de perto os elementos individuais desta definição, para que possamos ser capazes de entender melhor os possíveis intercâmbios entre as culturas, pois é a isso que o termo "inculturação" deve se referir.



  1. Em primeiro lugar, cultura tem a ver com percepções e valores. É uma tentativa de entender o mundo e a existência do homem nele; uma tentativa, contudo, não de natureza puramente teórica, mas sim guiada pelo interesse fundamental de nossa existência. Este entendimento é para nos mostrar como agir como seres humanos, como o homem toma seu lugar próprio no mundo e como responde `a ele, para assim se tornar melhor, para viver uma vida bem sucedida e feliz. Esta questão, por sua vez, nas grandes culturas, não se refere só ao indivíduo, como se cada pessoa pudesse arranjar para si um padrão para lidar com o mundo e nele viver. Cada um só pode fazer isso com a ajuda dos outros; a questão correta é, pois, uma questão que diz respeito `a estruturação adequada da comunidade. Isto, por sua vez, é o pré-requisito para que a vida de cada indivíduo seja bem sucedida. Cultura tem a ver com entendimento, que é uma percepção que abre o caminho para a ação prática, isto é, uma percepção cuja dimensão de valores, de moralidade, seja uma parte indispensável. Devemos acrescentar só mais uma coisa, que teria sido evidente para o velho mundo: Em qualquer questão referente ao homem e o mundo, a questão sobre a Divindade está sempre inclusa como questão preliminar e de fato, básica. Ninguém é capaz que entender o mundo completamente, ninguém consegue viver sua vida de forma adequada, enquanto a questão sobre a Divindade continuar sem resposta. De fato, o âmago das grandes culturas é que elas interpretam o mundo pondo em ordem seu relacionamento com o Divino.

Continua...





1 comment:

  1. Mais uma excelente exposição do pensamento desta mente brilhante! Obrigado por nos presentear com estas traduções, Sandra.

    Me sinto menos ignorante cada vez que me deparo com as palavras deste sábio homem.

    Compartilho da sua "confusão" quando ele fala que a "exclusão do diferente é contrário à natureza humana". Será que ele desenvolve mais este raciocínio nos parágrafos seguintes? Estou ansioso para saber. ;-)

    Claudemir Jr.

    ReplyDelete