Friday, April 2, 2010

Bagagem desnecessaria

texto de Pe Thomas M. Santa, C.S.R., (jan/2000)
a tradução é minha.

Viajantes experientes carregam muito pouco na bagagem. Um rápido olhar pelas pessoas que estão para entrar `a bordo de um avião no portão de embarque e pode-se facilmente identificar quem viaja com frequência e quem viaja de vez em quando. O viajante tarimbado carrega só o que precisa. O viajante esporádico quase sempre carrega de tudo, por não saber o que esperar, e por não acreditar que o básico que possa eventualmente precisar poderá ser facilmente obtido, mesmo no destino mais exótico.

A experiência é a razão principal do viajante tarimbado carregar somente aquilo que é necessário. Não precisa muitas viagens para perceber que não é nenhuma diversão arrastar um monte de bagagem pelo aeroporto, ou, pior ainda, tentar empurrar isso para debaixo do acento `a sua frente ou no bagageiro superior. Finalmente, depois de alguns contratempos, o viajante aprende a por na bagagem e carregar somente aquilo que é necessário.

O viajante acostumado também percebe que é impossível estar absolutamente preparado para qualquer ocasião possível; sem dúvida, haverá ocasiões quando se precisa de algo fora do comum. Porém, o viajante acostumado se dá permissão de lidar com estas ocasiões quando elas vierem a acontecer, e a fazer o melhor que puder numa situação dessas.

Todos nós somos viajantes na jornada da vida, e na vida, como em toda viagem, é preciso carregar uma certa quantidade de bagagem. A chave para a felicidade na vida, como a chave para a felicidade em qualquer viagem, é saber determinar o que é absolutamente necessário carregar na bagagem, e o que pode ser deixado para trás. Se isso não for feito, o viajante acaba carregando tudo o que acumulou na vida e a viagem acaba se tornando desagradável. Da mesma forma que observamos viajantes super cansados arrastando suas malas no aeroporto, também podemos observar pessoas de aparência muito cansada na vida, arrastando uma bagagem desnecessária pela vida afora.

Que tipo de bagagem é necessária para a jornada da vida e que tipo de bagagem pode ser deixada para trás? Saber determinar aquilo que é necessário daquilo que não é faz toda a diferença no mundo.

A bagagem necessária para a jornada da vida inclui o entendimento saudável sobre Deus, apreciação pela família e pelos amigos que te amam e te apoiam, o uso respeitoso dos seus dons e aptidões únicos, a capacidade de amar e afirmar as outras pessoas, a capacidade de dar graças por tudo que se recebeu, e um senso de temor e admiração para com Deus e sua criação. Você vai perceber que, se você colocar esse tipo de bagagem na sua mala, sua jornada será abençoada e fecunda, a vida será uma jornada incrível a ser celebrada, e não será um fardo pesado.

Bagagem desnecessária, do tipo que se arrasta, que limita a capacidade da pessoa se alegrar e celebrar a jornada da vida, inclui: uma idéia de Deus como um perfecionista implacável com desejo de punir sempre; membros da sua família (vivos ou mortos) que não são fonte de afirmação e amor para você; uma postura na vida que é pessimista e desconfiada; rigidez; ansiedade; um sentimento paralisante de culpa e medo que leva à depressão; e por fim, lembranças dolorosas que são revividas continuamente. Este tipo de bagagem, que se carrega obedientemente consigo não importa onde, garante que a vida não será celebrada, e que será, na melhor das hipóteses, apenas suportada. Uma vida sobrecarreda com esse tipo de peso é uma vida que não pode ser vivida -- mas é uma vida que se arrasta, dia após dia, até que chega ao fim.

Se você percebe que está carregando uma bagagem da qual não precisa e que só se arrasta atrás de si, existe algo que possa ser feito para remediar isso? Você só precisa de três passos para começar a se livrar dessa bagagem extra.

O primeiro passo é cumprimentar-se por reconhecer o fato de que você está carregando uma mala que não precisa ser carregada. Algumas pessoas nunca chegam a essa conclusão e são incapazes de fazer qualquer coisa sobre isso. Agradeça pelo fato de você ter reconhecido essa situação.

O segundo passo é reconhecer que é difícil, ou mesmo impossível, conseguir se desfazer daquilo que não é necessário por si mesmo. Se você soubesse o que é preciso nessa caminhada da vida, em primeiro lugar, você não teria colocado o desnecessário na sua mala! Não é sinal de fraqueza, mas sim um sinal do seu desejo de cooperar com o dom da graça de Deus, buscar e pedir a ajuda que precisa.

O terceiro passo é fazer isso concretamente, é buscar e pedir ajuda, e isso `as vezes é muito difícil. A vergonha faz muitas pessoas resistirem quando se encontram numa situação em que precisam sair de si mesmos. Ainda um outro sentimento é o sentimento de frustração: "onde eu vou e para quem eu peço?" Talvez seja este o ponto que esteja causando o maior obstáculo.

Um bom começo para descobrir o que você precisa fazer seria discutir seus cuidados e suas preocupações com seu confessor e/ou diretor espiritual. Caso eles não tenham o conhecimento necessário para ajudá-lo numa área determinada, eles poderão indicar alguém que possa. Se você não tem um diretor espiritual ou confessor, você pode pedir a um amigo, que você julgue competente e atencioso, por algum tipo de ajuda ou então marque uma consulta com o seu pároco ou um membro de uma pastoral. Na verdade, não importa por onde você começa, o que é importante é que você tome o primeiro passo.

No comments:

Post a Comment